Historia de cataguases

                                                            Historia de Cataguases


Conta-se que, por volta de 1809, atraídos pela notícia da existência de diamantes em determinado ponto do Rio Pomba, um grupo de exploradores aportaram no local, formando ali um pequeno núcleo populacional constituído por alguns brancos e várias aldeias de índios coroados, carapós e puris. O local passou a ser chamado de "Porto dos Diamantes". Uma outra versão diz que aventureiros teriam acampado no mesmo local e colhido o peso de meia pataca de ouro em uma só bateada, nas areias de um ribeirão próximo, afluente do Pomba, que passou a denominar-se "Meia Pataca".
O fato é que, inspecionando os trabalhos da estrada que ligaria Minas Gerais aos Campos de Goitacazes, a cargo da Terceira Divisão Militar do Rio Doce, o francês Guido Thomaz Marlière, comandante da Divisão e Diretor-Geral dos Índios, chegou ao local e, em nome do Governador da Província, recebeu do Sargento Henrique José de Azevedo um terreno onde deveria ser erguida uma igreja consagrada a Santa Rita de Cássia e ser fundado um povoado.
Surgia assim o arraial denominado "Santa Rita do Meia Pataca", elevado à categoria de curato em abril de 1841. Na mesma época, estabeleceu-se nas proximidades a Fazenda da Glória, cujo proprietário, o Major Joaquim Vieira de Rezende, muito contribuiu para o desenvolvimento do arraial, de tal forma que em 10 de outubro de 1851, foi o curato elevado a freguesia, fazendo parte do município de São José do Presídio, hoje Visconde do Rio Branco.
Consta que o topônimo Cataguases foi adotado por sugestão do Coronel José Vieira, filho do Major Joaquim Vieira e nascido numa fazenda banhada por um pequeno rio com aquele nome, situado no atual município de Prado. Seu significado é, segundo uns, "gente boa", segundo outros, "terra das lagoas tortas", ou ainda "povo que mora no país das matas".
Em 25 de novembro de 1875, a Lei Provincial 2180 criou o município de Cataguases, com território desmembrado dos de Leopoldina, Muriaé e Ubá. A instalação do município verificou-se em 7 de setembro de 1877, sendo que a vila de Cataguases foi elevada à categoria de cidade em setembro de 1881. Atualmente, o município compõe-se de seis distritos: Cataguases, Cataguarino, Sereno, Vista Alegre, Aracati e Glória.

 
Fonte: Coleção de Monografias - n° 239 - IBGE



A cidade na primeira metade do século XX teve seu nome associado a empreendimentos industriais e com uma significativa produção cultural identificada com o espírito e o estilo modernista de vanguarda nunca vistos numa cidade de interior.
Seu patrimônio artístico e arquitetônico, formado sobretudo nas décadas de 40 e 50, é mencionado em diversas publicações sobre arquitura modernista, geralmente acompanhado de um sentimento que reúne surpresa e curiosidade, ao se relacionar a importância desse patrimônio com o contexto singular de uma pequena cidade do interior mineiro.
Hoje a cidade conta com várias indústrias, principalmente de tecidos, sede da Cia. Força e Luz Cataguases Leopoldina, que gera energia para boa parte da Zona da Mata, além de ser a terra de Humberto Mauro (pai do cimena brasileiro).


Localização: Zona da Mata
Ano de Fundação: 1875
Área: 493,8 km²
Pop: 67.447 (2007)
Densidade: 141,6 hab./km²
Altitude: 283 m
Temperatura Média: 24ºC
Frota de Veículos: 19.032 (2007)
Eleitores: 50.601 (2008)
IDH: 0,794 PNUD/2000
PIB (R$): 574.452.000 IBGE/2005
PIB per capita (R$): 8.493 IBGE/2005
Distância de Juiz de Fora: 105 KM
Distância de Belo Horizonte: 300 KM
Share on Google Plus

About re

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário